Fundação Rio Verde
Circuito itinerante traz “carreta de conhecimento” para o Show Safra
22/03/2018 às 15h48
Por: Assessoria

O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso chega até o Show Safra BR 163, em Lucas do Rio Verde (MT), e agrega ao evento alta tecnologia alinhada a conhecimento. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que tem como ferramenta principal a carreta MT Ciências, cujo baú vira desde laboratório de ciência e tecnologia até sala para exibição de vídeos e palestras. A iniciativa tem por objetivo popularizar e difundir a ciência, explorando a química, física e matemática para alunos do ensino fundamental e médio.

De acordo com a coordenadora de Logística do projeto, Fernanda Paiva, essa é a segunda expedição realizada no interior do Estado e tem como propósito despertar a compreensão, conceitos e promover a popularização da ciência, principalmente no ensino médio, no qual futuramente o aluno pode exercer carreira em uma das áreas. “Trazemos as escolas para o evento para que os alunos possam ter conhecimento dos experimentos na prática, porque eles vivenciam isso nos livros e aqui tem a oportunidade de manusearem os experimentos e objetos”, acrescenta Fernanda.

Ao todo, 43 experimentos estão à disposição dos visitantes. A estrutura da carreta conta com uma extensão do baú e duas tendas externas armadas para abrigar o acervo de novidades.

Os visitantes têm a seu dispor experiências únicas com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex, globos de plasma, condução humana, observação de vegetais e detalhes de insetos, multimídias, ilusões de óptica, anamorfose, casa maquete, além do famoso gerador Van de Graaff, que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

Os experimentos ficam a disposição dos visitantes durante o Show Safra BR 163, até o encerramento do evento, na sexta-feira (23).