Fundação Rio Verde
Plano Diretor que visa transformar a Fundação Rio Verde em Centro Tecnológico é apresentado durante abertura oficial do Show Safra
26/03/2019 às 18h29
Por: Carol Scandolara/BW Comunica

Instituição está localizada em torno de um moderno complexo de indústrias frigoríficas, de biocombustíveis, armazenamento de grãos e centros logísticos.

Para promover a união com as indústrias e a cooperação acadêmica, a Fundação Rio Verde lançou um Plano Diretor que visa a transformação em um Centro Tecnológico, na abertura oficial do Show Safra BR 2019, em Lucas do Rio Verde, médio norte de Mato Grosso.

Segundo o presidente da Fundação, Marino Franz, o mercado exige um avanço em pesquisa e o primeiro passo é o planejamento da ocupação da área, trabalhando em conjunto com universidades locais. 

 "As indústrias já estão aqui, o segundo passo é parar de mandar material para análise fora do estado, se temos capacidade para fazer aqui. Vai gerar renda, emprego e aumentar o nosso PIB, o estado se desenvolve agregando valor ao que temos para oferecer", enfatiza o presidente. 

Atualmente, a Fundação Rio Verde conta com centro de eventos, laboratórios e estação meteorológica. O Plano Diretor prioritariamente busca atender as cadeias de biomassa, explorando as culturas de eucalipto, bambu e cana energia; de biocombustível como etanol e biodiesel, além de seu subproduto, a glicerina; a criação de enzimas utilizadas na produção de etanol ou subprodutos como plástico biodegradável; algodão, com laboratório para análise da cadeia e HVI; soja, com análise da cadeia; milho, com desenvolvimento de etanol, DDG's e plástico biodegradável, a partir do etanol e centros de estudos para novas culturas para fomento da Agricultura Familiar.

Estiveram presentes na solenidade de abertura, representantes de sindicatos, instituições, dos poderes judiciário, civil e executivo, prefeituras, o deputado estadual Ederson Dal Molin e o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta.

O Show Safra BR 163 segue até sexta-feira (29), também com palestras técnicas e mesa redonda. A programação completa você confere em http://www.fundacaorioverde.com.br/show-safra-163/programacao.