Fundação Rio Verde
Show Safra: Pequenos municípios grandes potencialidades
28/03/2019 às 14h42
Por: Carol Scandolara/BW Comunica

Tapurah e Pontes e Lacerda apresentaram oportunidades de crescimento econômico com base no agronegócio

 

Localizado no Vale do Guaporé, região sudoeste do estado, o município de Pontes e Lacerda apresenta números positivos de produtividade.

Segundo Ivanildo Amaral que palestrou no Show Safra, no primeiro ano agrícola do município, foram produzidas 70 sacas por hectares, com custo estimado em nove sacas de calcário por hectare, 400 kg de adubo e 39% da semente que se gasta no médio norte.

"Esses números nos levam a buscar parceiros para tornar o vale ainda maior na agricultura. Nosso desafio no Show Safra é apresentar áreas propícias para os produtores que pretendem ir para lá," exalta.

Além da produção de grãos, Ivanildo destaca que a região possui um dos maiores rebanhos de gado do país e fomenta a economia com a produção de leite, látex, exportação de ouro e carne.

Já o município de Tapurah tem como principal atividade a suinocultura, sendo considerado a capital matogrossense do segmento e o sexto no Brasil, segundo o prefeito Iraldo Ebertz.

"Isso deu destaque para a cidade e o potencial para desdobramentos é enorme. A suinocultura deve ser vista como uma cadeia de produção. Na minha propriedade, por exemplo, já é produzida a própria energia através dos dejetos" ressalta.

O diretor da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasquali, destaca que um dos objetivos do evento é revelar potencialidades e apresentar novas opções.

"Às vezes a prefeitura não tem essa visibilidade e pode aproveitar o momento de forma estratégica para ser vista e o produtor encontrar uma realidade diferente para explorar", encerra Pasquali.

O Show Safra BR 163 vai até amanhã (29). A programação completa do último dia você confere em http://www.fundacaorioverde.com.br/show-safra-163/programacao.