Fundação Rio Verde
SHOW SAFRA BR 163: Evento debate o uso do manejo visando alto rendimento e combate a pragas e doenças
21/02/2017 às 07h51
Por: Luciano Vendrame/BW Comunica

A programação técnica do Show Safra BR 163, que será realizado de 21 a 24 de março, em Lucas do Rio Verde (MT), deve voltar a atenção do produtor rural para ferramentas, hábitos, tecnologias e métodos que irão influenciar no rendimento final da produção.

 

Na terça-feira (21), o manejo de doença visando altos rendimentos deve ser o assunto norteador das discussões da primeira mesa redonda do evento. O professor da Universidade de Passo Fundo e de Pós Graduação da Universidade de Buenos Aires, Dr. Erlei Melo Reis, destaca que o debate deve abordar a importância do vazio sanitário, ferrugem asiática e a possibilidade de redução do uso de fungicidas.

 

“Quando falamos em custos, não é a presença da doença que vai determinar se é feita a aplicação de produto e sim a quantidade em que ela se apresenta na lavoura. Vamos falar também sobre o vazio sanitário, a importância de se eliminar as plantas tigueras, o consumo de fungicidas e os cuidados que muitos produtores ainda não têm quando este é o assunto”, afirmou Reis.

 

No segundo dia do Show Safra BR 163, as discussões ficam em torno das plantas daninhas no cenário de resistência. Na quinta-feira (23), a mosca branca e o percevejo são os personagens principais dos debates técnicos. O engenheiro agrônomo e Doutor em Agronomia, Marcio Goussain, está entre os participantes da mesa redonda. “A maioria dos produtores da região vai estar presente no evento. É uma excelente oportunidade para a difusão de orientações relacionadas a aplicações, controle e manejo integrado com relação a pragas e doenças que ocorrem nas lavouras de Mato Grosso”, acrescentou Goussain.

 

Na sexta-feira (24), a programação técnica questiona se é mais viável manejar a cultura ou o sistema. O engenheiro agrônomo Paulo Assunção, deve abordar a importância do manejo de cobertura. “O produtor tem que buscar um olhar direcionado de acordo com suas necessidades. Não se pode parar no tempo e querer sempre fazer as mesmas coisas da mesma forma. É necessária a conscientização de que alguns fatores determinantes mudam e exigem adaptações em investimentos, que darão resultados e lucros diferenciados a médio prazo”, observa Assunção.

 

O Show Safra BR 163 é realizado pela Fundação Rio Verde.

 

Confira a programação completa do evento

 

Dia 21/03 – Terça-feira

 

 08h - Abertura dos Portões

13h - Auditório: Mesa Redonda - Manejo de doença visando altos rendimentos

•         Valtemir Carlin - Agrodinâmica

•         Erlei Reis – UPF

18h - Ato Solene de Abertura - Painel Econômico Mato Grosso 2017

 

Dia 22 – Quarta-feira

 

13h - Auditório: Mesa Redonda - Plantas daninhas no cenário de resistência

•         Fernando Adegas - EMBRAPA/LONDRINA

•         Edson Andrade Junior - IMA/MT

•         Mauro Rizzardi - UPF

19h - Agroeconomia, cenários e oportunidade - Ricardo Amorim - Ricam Consultoria

 

Dia 23 – Quinta-feira

 

13h - Auditório: Mesa Redonda - Mosca branca e percevejo: grandes vilões?

Silvestre Bellettini - UENP

Marcio Goussain - Assist Consultoria

Rafael Pitta - EMBRAPA/Sinop

18h - Cerimônia de entrega do Mérito “O SEMEADOR”

19h - Ética e corrupção no mundo contemporâneo: Tem solução? - Leandro Karnal – USP

 

Dia 24 – Sexta-feira

 

13h - Auditório: Mesa Redonda - Manejar a cultura ou o sistema?

Dirceu Gassen - Cooplantio

Paulo Assunção - PA Consultoria

19h - Término do evento