Fundação Rio Verde
Economista aponta recuperação econômica, aumento na demanda por alimentos e melhora de preços
22/03/2017 às 22h55
Por: Luciano Vendrame/BW Comunica
Foto reprodução: Sergio Kirch/Zap Filmes

O economista Ricardo Amorim afirmou durante palestra no Show Safra BR 163, nesta quarta-feira (22), que o país vive um momento impar no sentido positivo, que o período é de reflexão e que o cenário nacional deve melhorar, principalmente para o segmento do agronegócio. “Teremos uma recuperação econômica, acredito, que mais forte do que as pessoas estão esperando, o que deve gerar várias oportunidades de negócios. A demanda por alimentos deve crescer mais do que está especificado atualmente pelos mercados, o que significa preços melhores, boas perspectivas de rentabilidade e produção para o nosso produtor”, explica Amorim. 
Para o palestrante, as reformas da previdência, tributária e trabalhista significam avanço importante e positivo para o Brasil. Com relação à Operação Carne Fraca, o economista afirma que o setor deve reverter a situação e que os impactos negativos serão de curto prazo. “A maneira como essa informação foi repassada para o mundo inteiro teve um impacto muito forte. O que aconteceu é que, nesse primeiro momento, os governos e mercados, como uma forma de defesa, inclusive de posicionamento diante do consumidor, irão se antepor a importação de carne brasileira. Porém depois que os fatos vêm a tona, como está acontecendo e pelo que vimos até agora a situação não é como foi contada lá no início, essa situação será revertida. Não acredito que os reflexos negativos perdurem a médio e longo prazo no setor”,  acrescenta o economista. 
Amorim, que participou pela segunda vez do Show Safra BR 163, enfatiza a importância do evento para a cadeia produtiva do agro. “Todo setor depende de negócios e o Show Safra gera negócios, fortalecendo a cadeia do agronegócio. Me sinto honrado em fazer parte desta história”, complementa o palestrante.
O Show Safra BR 163 segue até a próxima sexta-feira (24), em Lucas do Rio Verde (MT). O evento é realizado pela Fundação Rio Verde.
Confira a programação.
Dia 23/03 – Quinta-feira

13h - Auditório: Mesa Redonda - Mosca branca e percevejo: grandes vilões?
• Silvestre Bellettini - UENP
• Marcio Goussain - Assist Consultoria
• Rafael Pitta - EMBRAPA/Sinop
17h – Plano Safra 2017 – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, BNDES, Banco do Brasil e Abimaq
19h - Ética e corrupção no mundo contemporâneo: Tem solução? - Leandro Karnal – USP
Dia 24/03 – Sexta-feira
13h - Auditório: Mesa Redonda - Manejar a cultura ou o sistema?
• Dirceu Gassen - Cooplantio
• Paulo Assunção - PA Consultoria
19h - Término do evento