AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO COM MÉDIO E ALTO INVESTIMENTO
24/07/2015
AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO COM MÉDIO E ALTO INVESTIMENTO

Com o objetivo de produzir e difundir tecnologias para os produtores a Fundação Rio Verde realiza anualmente um ensaio de competição de híbridos de milho em segunda safra, no  seu Centro de Pesquisa em Lucas do Rio Verde-MT. Neste ano foram testados  híbridos de milho de diversas empresas atuantes no mercado regional e foram empregados dois níveis de investimento na condução da lavoura, como explica o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Pengo, pesquisador da Fundação Rio Verde “Buscamos entender melhor o que o produtor tem feito em sua propriedade e quais são as vantagens e desvantagens destas praticas, com isso realizamos um experimento com 50 híbridos de milho em dois níveis tecnológicos, um denominado de Média Tecnologia (nível de adubação usual médio empregado pelos produtores da região,  que é a aplicação do fertilizante somente na superfície do solo em cobertura) e Alta Tecnologia (maneira recomendada agronomicamente, onde o fertilizante é aplicado na linha do plantio e a lanço conforme  a necessidade da cultura)”.

O pesquisador destaca que foram obtidos resultados significativos com a utilização das duas tecnologias, devido ao maior aporte de nutrientes da Alta Tecnologia o milho obteve maior resposta quando comparado com a Média Tecnologia, porém, o fator chave que irá ajudar o produtor a decidir na escolha do híbrido correto não será a maior produtividade e sim o melhor retorno financeiro. Observando esta demanda dos produtores, realizamos uma análise de custos, onde somente 20% dos híbridos testados obtiveram uma produtividade suficiente para cobrir as despesas com fertilizantes e proporcionaram um maior rendimento financeiro ao produtor através do emprego da Alta Tecnologia. Neste estudo não foram avaliados os custos envolvidos na aquisição das sementes e das biotecnologias.

Maiores detalhes sobre este e outros ensaios serão divulgados no boletim anual da Fundação Rio Verde que será publicado em Agosto deste ano no site www.fundacaorioverde.com.br