CEARPA de Lucas do Rio Verde já destinou mais de 1,4 tonelada de embalagens de forma correta em 2023
10/11/2023

O projeto tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável, ambiental e proporcionar soluções ao agronegócio

O Brasil é líder mundial na devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas e Mato Grosso segue sendo um dos Estados brasileiros com o maior número de recolhimento e destinação correta dessas embalagens.

Em Lucas do Rio Verde, a Fundação Rio Verde, que é a mantenedora do espaço, a Cearpa (Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários) e o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) são os responsáveis pelo recolhimento e destinação à reciclagem.

Rangel Portela, gestor ambiental da Fundação Rio Verde de Pesquisa e da Cearpa se orgulha do projeto, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável, ambiental e proporcionar soluções tecnológicas ao agronegócio.

“Nossa Unidade está entre as que mais recebem materiais devolutivos do Estado. Só nesse ano de 2023, já foram destinadas mais de 1.400 toneladas de embalagens de forma correta. Esse é o resultado de um trabalho em conjunto de instituições e produtores, que estão comprometidos com o Meio Ambiente e com a saúde de toda a população” afirma o gestor.

Para que o produtor possa fazer o descarte correto, Rangel explica que são necessárias realizar algumas etapas.

“O primeiro passo, é após a compra do produto, o produtor é orientado sobre a forma de manuseio, com o uso dos equipamentos de proteção individual e a seguir o receituário agronômico. Outro ponto, é que o produtor tem até 1 ano para retornar a embalagem, em local descrito na nota fiscal. Após o uso, o produtor deve realizar a lavagem da embalagem. Ela pode ser feita de duas formas, sob pressão e a chamada tríplice lavagem, depois desse processo, o produtor faz um agendamento com a equipe ou de forma on line via site www.inpev.org.br/agendamento para ser feita a destinação correta da embalagem” detalha.

Ao ser destinada para a recicladora a embalagem poderá ser destruída e transformada em uma nova embalagem de defensivo ou ainda em subprodutos, como dutos corrugados, tampinhas ou artefatos que estão ligados à cadeia do agro.

Fonte: Verbo Press