Dia Nacional do Campo Limpo destaca importância da logística reversa no agronegócio
06/08/2024

A edição deste ano acontecerá no Horto Municipal de Lucas do Rio Verde, em razão de reformas na Unidade de Recebimento de Embalagens da Cearpa

O Dia Nacional do Campo Limpo, tradicionalmente celebrado em Lucas do Rio Verde, já tem data para ser realizado e um novo local. O evento será realizado no Horto Municipal no dia 16 de agosto, das 8h até o meio-dia, com atividades voltadas especialmente para estudantes da região. A realização é da Cearpa (Conselho Estadual Das Associações Das Revendas De Produtos Agropecuários) e parceiros, entre eles a Fundação Rio Verde. A realização no Horto Municipal acontece em um novo local este ano devido a reformas na Unidade de Recebimento de Embalagens.

Rangel Rui Portela, gestor ambiental da Cearpa, destaca a importância do evento como um momento para conscientizar a população e, principalmente, os jovens sobre a necessidade da devolução adequada de embalagens de agrotóxicos e outros resíduos sólidos provenientes das atividades agrícolas. "A temática central é fazer com que realmente o produtor rural e as pessoas possam fazer a devolução das embalagens de agrotóxicos ou qualquer outro produto que possa ser benéfico para o meio ambiente", afirma Portela.

Promovendo a sustentabilidade no agronegócio
O Dia Nacional do Campo Limpo é uma iniciativa de grande relevância, não apenas por promover a correta destinação dos resíduos agrícolas, mas também por destacar o Brasil como líder mundial na logística reversa de embalagens de agrotóxicos. No estado do Mato Grosso, quase 100% das embalagens são devolvidas de maneira adequada, conforme exigido pela legislação federal.

Portela ressalta a importância da conscientização das novas gerações, enfatizando a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde para promover atividades educativas sobre reciclagem e reaproveitamento de resíduos. "Incentivar as crianças, mostrando para elas como é feito todo esse trabalho reverso, é muito importante. A logística reversa é fundamental, assim como a coleta seletiva dos resíduos no município", explica.

Devolução de embalagens em Lucas do Rio Verde
Em 2023, o município de Lucas do Rio Verde registrou a devolução de 1.520 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Para este ano, a expectativa é de um aumento significativo, impulsionado pela transição de culturas de soja e milho para algodão, que exige maior uso de defensivos. "Prevemos que a devolução possa atingir cerca de mil e setecentas toneladas, refletindo a consciência dos produtores locais", afirma Portela.

Lucas do Rio Verde destaca-se pela alta taxa de devolução, com praticamente todos os produtores, sejam eles grandes ou pequenos, participando ativamente do processo de logística reversa. "Cem por cento dos produtores têm ciência da necessidade de devolver essas embalagens. Aqui, quase todas as embalagens são devolvidas corretamente", enfatiza o gestor ambiental.

Um exemplo de responsabilidade ambiental
O Dia Nacional do Campo Limpo, além de reforçar o compromisso ambiental dos produtores de Lucas do Rio Verde, serve como um exemplo de responsabilidade e sustentabilidade para outras regiões. Ao fomentar a logística reversa e a educação ambiental, o evento contribui para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável no agronegócio brasileiro.

A edição deste ano promete ser mais um passo significativo na trajetória de Lucas do Rio Verde como referência em práticas agrícolas responsáveis e comprometidas com o futuro do planeta. O evento, com atividades educativas e práticas, visa engajar a comunidade local em um compromisso conjunto para um ambiente mais limpo e sustentável.

Fonte: Verbo Press

COTAÇÕES