Aconteceu nessa sexta-feira (16), a celebração do Dia Nacional do Campo Limpo em Lucas do Rio Verde. Excepcionalmente nesse ano, o evento foi realizado no Horto Municipal devido a reforma da sede do Cearpa (Conselho Estadual Das Associações Das Revendas De Produtos Agropecuários).
O dia contou com uma apresentação aos alunos do 5º ano, da Escola Municipal Luiz Calos Ceconello, o qual foi explicado o que é o dia de Campo Limpo e a importância de ser realizado a destinação correta das embalagens de agrotóxicos. Além disso os estudantes puderam conhecer mais de perto as atividades agrícolas promovidas no horto.
De acordo com gestor ambiental da Cearpa, Rangel Rui Portela, a proposta do projeto Campo Limpo é levar a conscientização da população tanto na cidade como no campo. E que ao realizar a destinação correta para as embalagens além de gerar emprego, previne o meio ambiente e as gerações futuras.
“Hoje nossa região destina quase que 100% das embalagens de agrotóxico para a reciclagem, e isso se deve à participação direta tanto dos fabricantes, dos produtores e dos órgãos fiscalizadores, essa cadeia de logística reversa garante que essas embalagens sejam reutilizadas de forma consciente e correta, sem danos ao meio ambiente e à população em geral, ter esse contato com as crianças e ensiná-las do quão importante é fazer esse descarte correto, garante que o futuro mais seguro” explica o gestor.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palles, ter a participação dos estudantes nesse dia, destaca a importância de conscientizar as novas gerações a promover atividades educativas sobre reciclagem e reaproveitamento de resíduos. "Nosso objetivo é incentivar as crianças e mostrar para elas como é feito todo esse trabalho reverso é mostrar na prática o quão importante é ter o cuidado com esses resíduos. A logística reversa é fundamental, assim como a coleta seletiva dos resíduos dentro do município", explica.
Devolução de embalagens em Lucas do Rio Verde
Em 2023, o município de Lucas do Rio Verde registrou a devolução de 1.520 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Para este ano, a expectativa é de um aumento significativo, impulsionado pela transição de culturas de soja e milho para algodão, que exige maior uso de defensivos. "Prevemos que a devolução possa atingir cerca de mil e setecentas toneladas, refletindo a consciência dos produtores locais", afirma Portela.
Lucas do Rio Verde destaca-se pela alta taxa de devolução, com praticamente todos os produtores, sejam eles grandes ou pequenos, participando ativamente do processo de logística reversa. "Cem por cento dos produtores têm ciência da necessidade de devolver essas embalagens. Aqui, quase todas as embalagens são devolvidas corretamente", enfatiza o gestor ambiental.
Um exemplo de responsabilidade ambiental
O Dia Nacional do Campo Limpo, além de reforçar o compromisso ambiental dos produtores de Lucas do Rio Verde, serve como um exemplo de responsabilidade e sustentabilidade para outras regiões. Ao fomentar a logística reversa e a educação ambiental, o evento contribui para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável no agronegócio brasileiro.
A edição deste ano promete ser mais um passo significativo na trajetória de Lucas do Rio Verde como referência em práticas agrícolas responsáveis e comprometidas com o futuro do planeta. O evento, com atividades educativas e práticas, visa engajar a comunidade local em um compromisso conjunto para um ambiente mais limpo e sustentável.
Fonte: Verbo Press