Do crescimento do número de animais às palestras técnicas e leilões: os avanços da programação do segmento pecuário
O pavilhão da pecuária ainda é um projeto relativamente novo dentro do Show Safra. Mas os avanços demonstrados na edição deste ano mostram um crescimento considerável em relação ao ano passado.
Coordenador do Show Safra Pecuária, Faber Monteiro observou que a disponibilidade de estandes para as empresas participantes foi uma surpresa positiva. “Observamos uma demanda muito rápida assim que foram disponibilizados para venda. Antes da feira, já havia uma grande procura, o que demonstra o interesse crescente no evento. Essa resposta tão positiva é especialmente gratificante”, assinalou.
Na edição 2024 foi triplicado o número de animais expostos. Segundo Faber, este é um indicador significativo do engajamento dos produtores em participar do evento. Preparar os animais para a feira envolve uma série de cuidados e custos, desde exames exigidos até logística de transporte. “No entanto, estamos vendo um aumento no número de produtores dispostos a investir nesse processo, o que é muito encorajador”, assinala.
Além dos aspectos comerciais, o pavilhão da pecuária também atraiu um bom público. O coordenador afirma que animais transmitem sentimentos e, portanto, foram observadas, durante o evento, muitas famílias, crianças e até escolas participando ativamente das visitações. Este ano, houve maior diversidade nos animais expostos no pavilhão, com a inclusão de ovinos, que foram uma grande atração para os visitantes, especialmente as crianças. A Unilasalle também contribuiu para o fortalecimento do segmento pecuário, tendo montado uma minifazenda, expondo minipôneis, minicabritinhos para o público.
Outra novidade que chamou a atenção foi a exposição de cavalos da raça Quarto de Milha, com a participação de trinta e quatro animais de diferentes regiões. “O leilão desses cavalos foi um sucesso, com quase R$ 1 milhão em faturamento. Além disso, o leilão virtual de gado de corte comercial alcançou a impressionante marca de R$ 3 milhões em vendas”, revelou.
Durante o evento, também foi oferecido diversas palestras técnicas com especialistas, pesquisadores internacionais e profissionais destacados na região. Essas palestras foram uma oportunidade valiosa para apresentar soluções para os desafios enfrentados diariamente na pecuária, além de permitir que as empresas expositoras demonstrassem seus produtos e serviços.
De acordo com o diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasqualli, a evolução do pavilhão neste ano foi notável, desde a estrutura física até a organização interna. Ele adianta que a instituição, organizadora do Show Safra, está comprometida em continuar ampliando e aprimorando o pavilhão da pecuária, para que ele se torne uma parte ainda mais integral do Show Safra. “A pecuária desempenha um papel fundamental em nossa economia local e regional, e estamos determinados a oferecer um evento que reflita e promova todo o potencial desse setor. O Show Safra tem como missão representar as diversas vertentes econômicas de nossa região, e acreditamos que estamos avançando significativamente nesse sentido”, destacou.
Pasqualli reforçou que o objetivo é proporcionar um evento cada vez mais completo e abrangente, oferecendo oportunidades tanto para os expositores quanto para os visitantes em busca de informação e tecnologia. “Estamos comprometidos em fazer do Show Safra Mato Grosso um marco no setor agrícola do estado, impulsionando a inovação e o crescimento sustentável da pecuária e do agronegócio como um todo”, finalizou.
Foto: Natalia Mathis
Fonte: Verbo Press