Fundação Rio Verde recebe visitas técnicas e apresenta resultados de pesquisas
17/02/2023
Fundação Rio Verde recebe visitas técnicas e apresenta resultados de pesquisas

A ideia é gerar troca de experiências e discussões sobre novas ferramentas para manejo

Durante todo o ano a Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde (Fundação Rio Verde) abre as portas da sede e promove visitas técnicas com grupos de diferentes empresas parceiras, produtores, gerentes técnicos das fazendas e estudantes do setor agrícola. A ideia é mostrar na prática diferentes sistemas de produção e alguns experimentos no local.

Nesta safra, o centro de pesquisas apresenta os inúmeros trabalhos desenvolvidos, como ensaios com foco no manejo de doenças da soja e as novas ferramentas voltadas ao manejo da cultura. As visitas resultam em trocas de experiências entre os profissionais e soluções inovadoras para o setor agrícola.

Gerente de Desenvolvimento de Mercado da BASF Brasil, Alexandre Santaella acredita muito no valor da ação e avalia a parceria com a Fundação como a forma mais efetiva de divulgar as inovações científicas e apresentar para o agricultor os diferentes cenários existentes no campo.

"A equipe da Fundação Rio Verde é extremamente capacitada. Todo o time possui um conhecimento teórico profundo e prática de campo, o que auxilia muito a Basf como empresa na montagem e condução desses protocolos, porque conseguimos montar um protocolo técnico científico dentro da Fundação e apresentar para os agricultores de uma forma simplificada. A gente leva muito conhecimento, informação e inovação para os agricultores em uma linguagem simples. Isso ajuda que eles tomem decisões que acarretam aumento de produtividade e rentabilidade para a agricultura”, pontuou.

Santaella afirma ainda que a Fundação Rio Verde é capaz de gerar dados com profundidade que auxilia a equipe da BASF Brasil a ter um conhecimento mais profundo e prático sobre problemas e novos desafios que chegam a cada safra.  “A gente pode confiar e usar a estrutura para desenvolver esse tipo de trabalho para prepararmos nosso time para promover um melhor atendimento para os agricultores”, avaliou Alexandre.

Para o Gerente de R&D Fungicidas, Brasil e Latam, Douglas Braga Marques, estar preparado com informações relevantes e idôneas ao produtor mato-grossense é imperativo para a manutenção e sustentabilidade do agronegócio.

"As diferentes estratégias de manejo utilizadas pelo produtor, quando alicerçadas a recomendações técnicas de qualidade geradas pela Fundação Rio Verde são garantia de sucesso, pois minimizam erros dentro das propriedades e suportam a sustentabilidade do negócio. Na era de acesso a informações facilitadas pelas plataformas digitais, o conhecimento para essas interpretações é fator chave no ambiente agrícola e por isso, profissionais dedicados e de alto nível técnico como os da Fundação são cada vez mais relevantes no desenvolvimento e recomendações de estratégias de manejo nas culturas da soja, milho, algodão, feijão, dentre outras", pontuou Douglas Braga.

Promover a troca de experiências e discutir os desafios e oportunidades na cultura da soja, milho e do algodão na região Norte de Mato Grosso. Esse é o principal objetivo das rodadas técnicas promovidas pela instituição. Na avaliação do Diretor de pesquisas da Fundação Rio Verde, Fábio Pittelkow, as visitas são extremamente positivas.

‘É muito importante trocar experiências vividas em outros cenários, assim somos mais assertivos nas informações que geramos, pois são estas ferramentas que depois chegam para uso direto pelo nosso agricultor. Ou seja, todo o trabalho que é feito e pensado na problemática e nas soluções que o produtor pode empregar da porteira pra dentro, assim, melhorando seu manejo e consequentemente sua produtividade", ressaltou o pesquisador.

Em 2023 a Fundação Rio Verde já recebeu grupos de grandes empresas de Mato Grosso e do Brasil, entre elas a BASF, Syngenta Global, Corteva Agriscience, Sumitomo Corporation, Ihara, SLC Agrícola, Scheffer, Helm e Indofil.

O serviço de análise é um dos maiores aliados do produtor para elevar os patamares de produtividade das culturas. A Fundação Rio Verde é uma entidade sem fins lucrativos, com participação aberta a todos os segmentos do agronegócio, meio ambiente e desenvolvimento humano, reconhecida como uma importante ferramenta de geração e validação de tecnologia, preservação ambiental e profissionalização.

Fonte: Crop AgroComunicação | Assessoria Fundação Rio Verde