Evento percorreu entidades do setor e proporcionou visita aos experimentos dos trabalhos de pesquisa da Fundação
"Eu sempre falo para redação que fica em São Paulo: no dia que plantarem soja na Paulista e criarem boi na São João a gente para de viajar para pegar uma informação rica em detalhes". A declaração é da jornalista Vera Ondei, editora de agro da Forbes Brasil, que participou do "Imprensa em Campo". Realizado pela Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento do Rio Verde, o evento proporcionou uma imersão na cadeia produtiva de soja e milho e reuniu nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Lucas do Rio Verde-MT, profissionais da área de comunicação de todo Brasil.
A editora da Forbes Agro Brasil ressaltou ainda que nenhum contato substitui estar em in loco na pauta. "A editoria de agro tem esse privilégio de ir ao campo, de nos permitir ver de perto toda a cadeia produtiva enriquecendo a troca de informações, eventos como esse são valiosos porque reverbera não só para o momento da pauta em si, mas para pautas futuras", afirmou Vera Ondei que elogiou a iniciativa.
Mais de 30 comunicadores de 15 veículos de imprensa de Mato Grosso, São Paulo, Brasília e Goiás foram recepcionados no primeiro dia pelo Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde. Na ocasião, o presidente Marcelo Lupatini apresentou toda a diretoria e fez uma rápida passagem por todas as ações desenvolvidas pela entidade em prol dos produtores rurais.
No segundo dia, os jornalistas conversaram com o prefeito da cidade, Miguel Vaz, que apresentou as potencialidades de Lucas do Rio Verde. Em seguida, o grupo seguiu para a Fundação Rio Verde, instituição de pesquisa voltada para o apoio ao desenvolvimento sustentável e ambientalmente correto. A Fundação é a organizadora do "Show Safra", um dos maiores eventos voltados ao agronegócio do Brasil, que será realizado nos dias 21 a 24 de março, no município luverdense.
A comitiva da imprensa conheceu também a planta da multinacional FS Bioenergia, que é a primeira indústria do país de produção de etanol 100% a partir do milho. Esta foi a primeira visita realizada na indústria, em que a imprensa pode conhecer todas as etapas de produção desta agroindústria.
Os jornalistas visitaram ainda a fazenda do produtor rural Guiverson Bueno e viram de perto a tecnologia aplicada na lavoura de milho safrinha em busca de maior produtividade, com foco na sustentabilidade.
Na visão do jornalista Jardel P. Arruda, repórter do Portal LeiAgora, as atividades no campo proporcionaram uma descoberta até mesmo para os profissionais que atuam em Mato Grosso. "Mesmo estando na capital, a gente fica distante dessa realidade do campo, de ver como funciona os trabalhos, como está sendo empregado as novas tecnologias, o quanto tudo se modernizou. Faz alguns anos que eu não retornava à Lucas e hoje eu percebi uma diferença enorme tanto na cidade como no campo, o quanto os produtores estão utilizando de tecnologias, como estão preocupados em respeitar as legislações ambientais, tudo muito diferente de dez anos atrás. Redescobrir tudo isso é quase como voltar para casa e dizer: é assim que funciona o lugar onde eu vivo e eu como jornalista preciso falar dele, como ele realmente é", pontuou Jardel.
Já para Marina de Freitas Harrz, produtora do Documento da TV Jovem Pan News, em São Paulo, o Imprensa no Campo proporcionou uma troca de experiência com as entidades, produtores rurais e com os colegas de profissão.
"Muitos jornalistas bem-conceituados que cobrem o agro estiveram presentes e vê-los atuando foi bem interessante. Aprender mais, ver as perspectivas, os objetivos que as entidades estão caminhando foi bem enriquecedor. Conseguimos coletar todo o material que precisamos para produzir nosso documentário que irá retratar o agro, a sua importância e contar boas histórias. Agradeço muito a organização por nos proporcionar isso", disse a jornalista.
O Diretor Executivo da Aprosoja-MT, Wellington Andrade, participou do evento e disse que foi bem positivo, porque conseguiu mostrar aos jornalistas a realidade da produção agropecuária em Mato Grosso e também a tecnologia que é aplicada em campo. "Importantíssimo mostrar aos jornalistas nossa produção sustentável agronômica que é feita no estado de Mato Grosso e no Brasil e conheça o que é preservado e o que é mantido em termos de fauna e flora dentro de uma propriedade agrícola de produção, recursos hídricos, e desmistificar a ideia de que o produtor degrada o meio ambiente", afirmou o Diretor Executivo da Aprosoja-MT.
Para o diretor de comunicação da Fundação Rio Verde, Rangel Portela, a participação da imprensa no campo é fundamental para comunicar o agro com qualidade, credibilidade e responsabilidade para o Brasil e para o mundo. “Foi uma ação para selar a abertura do Show Safra e proporcionar conhecimento, tanto aos jornalistas que puderam ver de perto aquilo que comunicamos, quanto para nós. Nossa casa está sempre de portas abertas e receptiva à imprensa e sempre estamos à disposição para atender e comunicar bem o agro com responsabilidade e verdade”, afirmou.
O Imprensa em Campo contou com a participação de profissionais dos veículos de comunicação nacionais como Jovem Pan News, Forbes Agro Brasil, Agência Estado, Sucesso no Campo, Canal Rural, Canal do Boi e TV Agro Mais. Também dos mato-grossenses CBN Cuiabá, Portal LeiAgora, Esporte e Notícias, TV Conquista, J1 Agora, Canal Agro Plus, Rádio Conti e Olhar Direto.
Apoiaram o evento a Aprosoja-MT, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Prefeitura de Lucas do Rio Verde, FS Bionergia, com organização da Crop AgroComunicação.
Fonte: Crop AgroComunicação | Assessoria Fundação Rio Verde