Manejo adequado de doenças evita perdas de produtividade da soja
18/02/2016
Manejo adequado de doenças evita perdas de produtividade da soja

Tema será debatido no Show Safra BR 163

Na Fundação Rio Verde são conduzidos experimentos que avaliam a eficiência no controle de doenças dos principais produtos registrados, o melhor posicionamento e momento de aplicação, e o uso de novas estratégias para o manejo de doenças.

“As doenças podem causar a queda prematura das folhas interferindo diretamente na produtividade”, alerta a engenheira agrônoma e pesquisadora da Fundação Rio Verde, Luana Belufi.

Devido ao baixo volume das chuvas no início da safra os produtores se limitaram a realizar o plantio fracionado e mais tarde. Com isso, tornou-se comum ver lavouras de soja no início do desenvolvimento vizinhando com outras lavouras em estágio mais avançado, onde a pressão das doenças será maior sobre as áreas mais novas. “Por isso, é sempre importante realizar o monitoramento e manejo preventivo”, orienta a pesquisadora.

MESA REDONDA

No dia 29 de março durante a programação do Show Safra BR 163, em Lucas do Rio Verde, será debatido o tema “Manejo de doenças na cultura da soja”. Com participação de  pesquisadora Claudia Godoy, da Embrapa Soja, pelo professor Carlos Alberto Forcelini, da Universidade de Passo Fundo, e pela pesquisadora da Fundação Rio Verde Luana Belufi.

“Os dois pesquisadores são referências nacionais no tema manejo de doenças da cultura da soja, além de trabalharem na pesquisa com foco prático ao produtor”, acentua Luana Belufi.

A pesquisadora salienta a importância de o produtor comparecer a esse encontro de difusão de informações e conhecimento. “Essas informações são imprescindíveis na sua tomada de decisão, para a máxima eficiência de controle e o mínimo custo. Os resultados das pesquisas realizadas pela Fundação Rio Verde têm foco regional. Assim, o produtor terá o produto testado de acordo com a sua realidade”, ressalta a pesquisadora.