O Show Safra é o vale do Silício da alimentação mundial, afirma cientista político
19/03/2024
O Show Safra é o vale do Silício da alimentação mundial, afirma cientista político

Marcos Troyjo trouxe em sua palestra um pouco do cenário econômico no Brasil e no Mundo: Impactos sobre o Agro

O auditório da Fundação Rio Verde recebeu durante o Show Safra 2024 a participação do empresário, cientista social, diplomata, escritor e economista brasileiro e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento - o Banco do BRICS, Marcos Troyjo, que veio a convite do Sicredi Ouro Verde e trouxe para o público palestra: “O cenário econômico no Brasil e no Mundo: Impactos sobre o Agro e o Mercado de Crédito”.

Ao iniciar a palestra, Troyjo elogiou a cidade e afirmou que ao chegar no Show Safra visualizou o local como o vale do Silício da alimentação mundial.

“O Brasil é o país com o maior superávit em exportação de alimentos para o Mundo e o Mato Grosso é um dos principais responsáveis por isso. Mas para continuarmos no topo, no mundo dos negócios, é necessário estarmos preparados para o futuro. É preciso fazer melhorias, aumentarmos as responsabilidades e sermos inteligentes para garantir essa competitividade e o Show Safra traz essas oportunidades, se tornando o Vale do Sílicio da alimentação”, afirmou o cientista.

O economista ainda trouxe números impressionantes, como a projeção de crescimento da população mundial, bem como o volume de negociações entre o Brasil e a China.

“Um registro realizado em 2023, aponta que negociações entre o Brasil e a China movimenta R$ 1 bilhão de dólares em um período de apenas 58 horas. Outro ponto, é a projeção de crescimento populacional que em 25 anos terá um aumento de 2 bilhões de habitantes e isso significando mais pessoas se alimentando” explica ele.

Marcos destacou a importância da tecnologia no agro, mas enfatizou que é necessário a conexão entre os mundos e os setores para garantir o crescimento e o desenvolvimento.

“O mundo está mudando diariamente e o agronegócio precisa de novas fontes de crédito, de novas fontes de capital e os investimentos no agronegócio do Mato Grosso aumentarão as tecnologias, tanto na meteorologia, como em robôs ou Inteligência Artificial que contribuirão para a eficiência da plantação” finalizou o paletrante.

Foto: Natalia Mathis

Fonte: Verbo Press

COTAÇÕES