Para Clóvis de Barros Filho, ser humano é ser ético
01/04/2016
Para Clóvis de Barros Filho, ser humano é ser ético

Com o tema “Ética nas relações e as práticas mercadológicas”, o filósofo, jornalista, professor e escritor Clóvis de Barros Filho proferiu palestra para cerca de mil pessoas na noite desta quinta-feira, 31, no Show Safra BR 163.

Ser ético, segundo o filósofo, não é seguir um padrão de comportamento. “Ser ético é simplesmente poder escolher como levar a vida e a convivência. Ser ético é ser livre e, na liberdade, ser virtuoso”.

Clóvis de Barros Filho falou também das relações de confiança necessárias à convivência. “Nada é feito em sociedade sem confiança. Uma pessoa vai trabalhar confiando que no fim do mês receba seu salário. Um empregador contrata um funcionário confiando que ele se empenhará na obtenção dos resultados. Pessoas colocam seu dinheiro no banco confiando que, quando precisarem, o dinheiro estará lá disponível para elas. Se, em qualquer dessas coisas, acabar a confiança, as coisas mesmas acabam. O emprego, a empresa e o banco, todos deixam de existir”.

Questionado sobre a importância de uma palestra sobre ética em um evento de difusão de tecnologia, Barros filho afirmou que a questão ética e a questão técnica não são separáveis. “Não é toda técnica que nos convém. A tecnologia se desenvolve numa velocidade espantosa, mas não é toda técnica que promove a felicidade de todos, não é toda técnica que assegura o bem-estar para todo mundo, muitas técnicas são técnicas de exclusão, que apequenam e pioram a convivência, são técnicas que não nos interessam, por isso a ética tem que estar presente num evento técnico”.

De acordo com os organizadores do Show Safra BR 163, a escolha de palestras como a de Clóvis de Barros Filho tem por finalidade cumprir a missão do evento de também agregar capital humano à sociedade luverdense e regional.

Fonte: Assessoria/Show Safra