Plantas Daninhas: Pesquisador da Fundação Rio Verde explica como combater e controlar
23/11/2023

As perdas em áreas sem o controle adequado das plantas daninhas, podem chegar a mais de 90% na produção de grãos.

Além da preocupação com a qualidade da semente, do solo e do clima, o produtor precisa ter conhecimento sobre o que são plantas daninhas, como elas atuam e como identificá-las. De acordo com o pesquisador e coordenador no setor de Plantas Daninhas da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pengo, ter o conhecimento para a realização de um manejo adequado é extremamente importante para uma boa produção.

“É importante entender que plantas daninhas, nada mais são que plantas indesejadas, um exemplo simples é uma lavoura de milho ter uma planta de soja, essa soja se torna uma planta daninha, já que na lavoura majoritariamente é o milho. E por que ela se torna uma planta daninha, porque ela pode ser hospedeira de doenças, pragas e nematoides que prejudicará a cultura plantada” explica o pesquisador.

De acordo com estudos da Embrapa e da própria Fundação Rio Verde, as perdas em áreas sem o controle adequado das plantas daninhas, podem chegar a mais de 90%, ficando estas perdas em média de 13 a 15% na produção de grãos.

“De maneira geral, em quase todo o Estado do Mato Grosso sofremos com o crescimento de plantas daninhas, um dos mais conhecidos é o capim pé-de-galinha, não só nas lavouras, mas também na cidade, vassorinha-de-botão é outra que tem aumentado sua incidência, além do buva, capim-amargoso e erva-de-santa-luzia, no caso essas são as mais problemáticas e que os produtores enfrentam com frequência. Por isso é importante o produtor saber qual tipo de planta daninha tem na lavoura para que possa fazer o manejo, seja ele, químico, mecânico ou manual da melhor forma possível” orienta o pesquisador.

Quanto ao trabalho desenvolvido pela Fundação Rio Verde, Rodrigo Pengo explica que a instituição é credenciada ao MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), e possui autorização para realizar ensaios para o registro de produtos buscando o eficiente controle das plantas daninhas, auxiliando dessa forma os produtores de Mato Grosso.

“Na Fundação, nosso trabalho está ligado diretamente aos testes e conhecimento de produtos. Temos parcerias com empresas que apresentam vários tipos de produtos químicos que buscam fazer o combate a essas plantas daninhas, então nós fazemos testes e estudos para verificar a eficácia dele na nossa região.

Trabalhamos para encontrar a solução para o produtor e ajudar a melhorar a lavoura” declara o pesquisador.

Produtores e empresas que desejam apresentar suas demandas, problemas e possíveis ações de combate as plantas daninhas, é só agendar uma visita à Fundação Rio Verde, pelos telefones (65) 9 9995-7407 ou (65) 9 9997-3597 que toda equipe de pesquisa fará as orientações, apresentação de soluções e a realização de testes.

A FUNDAÇÃO
A Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável, ambiental e soluções tecnológicas para o agronegócio.

Entidade sem fins lucrativos, com participação aberta a todos os segmentos do agronegócio, meio ambiente e desenvolvimento humano.

A Fundação Rio Verde está localizada na Rodovia da Mudança – MT 449,  Km 08 em Lucas do Rio Verde – MT

Fonte: Verbo Press