Preparativos do Show Safra Pecuária incluem rígido controle sanitário
17/03/2024
Preparativos do Show Safra Pecuária incluem rígido controle sanitário

Evento vai reunir animais de alto valor genético, demandando atenção especial e controle do Indea

O Show Safra acontece de 18 a 22 de março, mas os preparativos vêm ocorrendo há vários meses. Todos os detalhes foram meticulosamente calculados para que o evento alcance o grau de qualidade que visitantes e expositores merecem. E no Show Safra Pecuária, uma das vertentes do evento principal, não é diferente. Todos os cuidados foram adotados para que o melhor seja entregue ao público neste período.

Como o evento vai apresentar exposição de animais de grande e pequeno porte, a organização adotou um rígido controle sanitário, tendo em vista que são animais de alto valor genético. Neste sentido vale destacar a atuação do INDEA-MT (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso), que faz a certificação dos animais que serão expostos no Pavilhão Nossa Senhora Aparecida. “Nós estamos recebendo animais de vários locais, até mesmo de fora do Estado, os quais vêm nessa vertente do crescimento da pecuária nessa nossa, digamos, microrregião do Estado vindo agregar valor na nossa pecuária”, explica Clodomiro Reverdito, médico veterinário do INDEA-MT.

Cabe ao órgão de defesa sanitária a certificação para que os animais possam incorporar à pecuária bovina do Estado, que é o maior criador do país, com mais de 34 milhões de cabeças. “Nós estaremos, ao longo de todos os dias da feira, fiscalizando, acompanhando, monitorando esses animais para que eles estejam saudáveis, bem cuidados, para que o público possa estar observando e produtores, que têm interesse em negociação, estarem no pavilhão do Show Safra Pecuária”, informou.

Todos os animais que estarão no pavilhão já estão sendo ‘assistidos’. Os que vêm de fora passam por um período chamado de ‘vazio sanitário’. Em relação ao recinto, como ele foi inspecionado e apresenta as garantias e condições de bem-estar animal, oferecendo disponibilidade de alimento e água. “Para que eles estejam dentro do duma uma um conforto adequado pra cada espécie”, avalia.

“É primordial que o promotor do evento esteja alinhado com o INDEA-MT. A nossa vontade é sempre fazer tudo em prol para que saia da melhor forma. E a Fundação Rio Verde, por meio do Rangel (Portela) e do doutor Faber (Monteiro), sempre esteve alinhada, Todas as necessidades colocadas à mesa eles prontamente atenderam e nós estamos caminhando agora para mais uma feira que eu imagino, vai ser um grande sucesso novamente”, detalha o médico veterinário.

Coordenador do Show Safra Pecuária, Faber Monteiro diz que os detalhes são essenciais para que o evento melhore cada vez sua presença junto ao público. Ele reforça a preocupação para que os visitantes tenham uma experiência positiva e valorizem a importância do evento para o Estado de Mato Grosso. “A cada ano que passa a feira vem crescendo cada vez mais. As perspectivas são muito boas, com um evento mais encorpado, oferecendo oportunidades às pessoas. Além de tudo teremos o networking todos os dias, a confraternização entre pessoas e buscar fazer bons negócios que esse é o principal aqui objetivo do evento”, assinala.

Fonte: Verbo Press