Roberto Rodrigues reforça potencial do agronegócio brasileiro e recomenda cautela para lidar com a crise
30/03/2016
Roberto Rodrigues reforça potencial do agronegócio brasileiro e recomenda cautela para lidar com a crise

Reafirmando o potencial do agronegócio brasileiro, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues defendeu que o Brasil precisa de vontade política para ocupar definitivamente seu papel na missão de garantir a segurança alimentar do mundo. Em palestra que abriu a programação do Show Safra BR 163 2016, Rodrigues contou um pouco de sua história de vida e a relação com a agricultura, ao mesmo tempo em que traçou um panorama da demanda por alimento no mundo e os gargalos que inibem o potencial do agronegócio brasileiro para atender a esta demanda.

A organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que até o ano de 2020 o mundo terá que aumentar sua produção de alimentos em 20% para suprir as necessidades populacionais. Conforme o ex-ministro, o Brasil conta com a melhor tecnologia tropical do mundo, o que pode ser comprovado pelo aumento da produtividade de grãos nos últimos anos, e, por isso, na visão da OCDE, poderia ampliar sua produção em 40%.

O entusiasta da agricultura também não deixou de comentar sobre a força do agronegócio regional, que ele classificou como “um lugar vitorioso, com tecnologia de ponta, com empresários destemidos”. “E acompanhar uma feira aqui como essa, que é uma vitrine de tecnologia, é um prazer enorme, grande alegria”, destacou, lembrando que, há dois anos, era esperado para o mesmo evento, mas não conseguiu chegar em razão do mau tempo. 

O ex-ministro também falou de crise - citando os problemas de produtividade enfrentados pela região na safra 2015/2016 por influência do El Niño -, e deixou sua receita pessoal para lidar com ela. “O que eu digo para o pessoal que trabalha comigo na roça é, barba de molho. Aperta o cinto e barba de molho e vamos olhar com cuidado o que vem pela frente”, apontou.

Fonte: Assessoria/Show Safra

COTAÇÕES