SHOW SAFRA BR 163: Economista fala sobre tendências favoráveis para o agro brasileiro
03/03/2017
SHOW SAFRA BR 163: Economista fala sobre tendências favoráveis para o agro brasileiro

O economista Ricardo Amorim e o historiador Leandro Karnal estarão à frente das palestras másters do Show Safra BR 163, que será realizado de 21 a 24 de março, em Lucas do Rio Verde (MT).

Pela segunda vez no evento, Ricardo Amorim fala sobre “Agroeconomia, cenários e oportunidade”, na quarta-feira (22-03), às 19h. “É um prazer voltar a participar deste evento, cada vez mais importante para o setor do agronegócio. O sucesso empresarial vem de boas decisões e para toma-las é preciso ter como base boas análises e boa informação. Fóruns como esse disseminam dados importantes aos produtores que precisam ser muito bons, não somente da porteira pra dentro, mas também da porteira pra fora”, observa o economista.

O palestrante adianta que, de maneira geral, duas tendências favoráveis chamam a atenção no caso do agro brasileiro esse ano, olhando para todas as culturas de forma agregada. “A primeira é que devemos ter uma safra recorde, com crescimento expressivo, junto com preços favoráveis. Temos uma grande elevação de preços da maioria das commodities internacionais, particularmente das commodities do agro. Na contramão, o que atrapalha um pouco é que o dólar vem caindo e deve continuar a cair e isso reduz um pouco a rentabilidade, ainda assim vamos ter a movimentação total do setor, que deve ter mais um ano de crescimento, apresentando resultado bastante significativo”, explica Amorim.

Para 2017 o produtor pode esperar uma melhora do mercado, com recuperação econômica de consumo, o que ajuda no mercado interno. “Há uma recuperação na demanda de defensivos agrícolas e principalmente de maquinas e implementos. Somamos ao cenário atual a recuperação de confiança no Brasil, melhora de acesso a credito, queda de taxas de juros e demanda por bens de capital. Devemos ter também a elevação do preço da terra, algo parecido com o que aconteceu no ciclo entre 2004 e 2008”, complementa o economista.

Com a palestra “Ética e corrupção no mundo contemporâneo: Tem solução?”, no dia 23 de março, Leandro Karnal destaca a crise econômica associada à crise moral que o Brasil vivencia. “O mundo que nós vivemos passa por duas situações. A crise econômica, que nem de longe é a pior que o país já passou, crises do passado foram numericamente mais expressivas, mas é claro que essa ainda está na adolescência e pode crescer. Não há uma novidade absoluta em nossa crise, mas acredito que existe um ingrediente novo, que, este sim, provavelmente seja inédito. Vivemos a maior crise moral que esse país já vivenciou. Nós nunca nos vimos com tamanha desesperança e falta de crença no futuro. A maioria dos brasileiros compartilha de um sentimento de perplexidade, pessimismo e indignação”, relata o historiador.

O Show Safra BR 163 é realizado pela Fundação Rio Verde.

 

Confira a programação completa do evento.

 

Dia 21/03 – Terça-feira

 08h - Abertura dos Portões

13h - Auditório: Mesa Redonda - Manejo de doença visando altos rendimentos

•         Valtemir Carlin - Agrodinâmica

•         Erlei Reis – UPF

18h - Ato Solene de Abertura - Painel Econômico Mato Grosso 2017

Dia 22/03 – Quarta-feira

13h - Auditório: Mesa Redonda - Plantas daninhas no cenário de resistência

•         Fernando Adegas - EMBRAPA/LONDRINA

•         Edson Andrade Junior - IMA/MT

•         Mauro Rizzardi - UPF

19h - Agroeconomia, cenários e oportunidade - Ricardo Amorim - Ricam Consultoria

 

Dia 23/03 – Quinta-feira

13h - Auditório: Mesa Redonda - Mosca branca e percevejo: grandes vilões?

Silvestre Bellettini - UENP

Marcio Goussain - Assist Consultoria

Rafael Pitta - EMBRAPA/Sinop

18h - Cerimônia de entrega do Mérito “O SEMEADOR”

19h - Ética e corrupção no mundo contemporâneo: Tem solução? - Leandro Karnal – USP

Dia 24/03 – Sexta-feira

13h - Auditório: Mesa Redonda - Manejar a cultura ou o sistema?

Dirceu Gassen - Cooplantio

Paulo Assunção - PA Consultoria

19h - Término do evento

Fonte: Luciano Vendrame/BW Comunica

COTAÇÕES