Técnicas integradas de manejo serão destaques no Show Safra BR 163
16/03/2016
Técnicas integradas de manejo serão destaques no Show Safra BR 163

As técnicas a serem utilizadas para deixar o solo mais rico e economizar na compra de fertilizantes estão entre os destaques do Show Safra BR 163. O assunto será debatido em mesa redonda programada para as 13h30 do próximo dia 31 de março, em Lucas do Rio Verde.

Segundo o mestre em agricultura tropical, Rodrigo Pengo, pesquisador da Fundação Rio Verde, a utilização de técnicas integradas pode ser aplicada em diversas áreas da produção agrícola, desde a aplicação de herbicidas ao manejo do solo. Ele explica que o manejo do solo pode ser utilizado  inclusive   para o controle de pragas como os nematoides, além de trazer vários benefícios, como deixar o solo mais rico nutricionalmente  beneficiando a instalação e desenvolvimento da cultura.

Um dos convidados para a mesa redonda é a nematologista e doutora em fitopatologia da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Rosangela Silva. Em palestra sobre o Manejo de Nematoides, a pesquisadora vai abordar as principais práticas que o produtor pode adotar em sua propriedade para diminuir os efeitos prejudiciais dos nematoides nas culturas comerciais.

O mestre em fitossanidade e gestor de área técnica da Cooplantio, do Rio Grande do Sul, Dirceu Gassem, apresentará as técnicas que podem ser adotadas para o manejo sustentável do solo, de maneira a se obter grandes produtividades com a cultura da soja.

De acordo com Rodrigo Pengo, o formato de mesa redonda adotado para as palestras técnicas do Show Safra BR 163 possibilita maior interação entre os produtores e os técnicos, já que após as palestras os participantes poderão dirigir perguntas diretamente aos pesquisadores.

Fonte: Assessoria/Show Safra